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Trajetória Histórica

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h28 | Última atualização em Terça, 28 de Junho de 2022, 17h19 | Acessos: 425

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Interculturalidade (GEPECI) nasceu a partir do Projeto de Pesquisa "Educação Básica em Pesquisa e Extensão" (EBPEx), realizado no período de 2015 a 2016, com a motivação inicial de realizar um levantamento sobre as principais ações de pesquisa e de extensão implementadas por meio de projetos de pesquisa, ensino ou extensão, no âmbito da recém criada Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A pesquisa foi solicitada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), que reuniu as professoras Hildete Pereira dos Anjos e Ana Clédina Rodrigues Gomes, ambas da Faculdade de Ciências da Educação, e o Professor Marcelo Gaudêncio Pureza, da Faculdade de Geografia, que lhes apresentou a proposta de pesquisa.

O projeto passou então a ser coordenado pela professora Ana Clédina Rodrigues Gomes e juntou, ao grupo formado pelos três professores, três bolsistas de cursos de graduação da Unifesspa. O objetivo central da pesquisa se deu sobre a identificação de ações de pesquisa ou extensão voltadas para a educação básica, no sentido de se verificar quais ações se dirigiam à formação de professores para atuar nesse nível de ensino, criação de metodologias de ensino, intervenções pedagógicas no espaço escolar, integração universidade-escola, entre outras realizadas no âmbito da UFPA/Unifesspa, no período de 2010 a 2015, observando-se ainda quais os sujeitos e espaços envolvidos, quais os métodos utilizados, a fundamentação teórica que embasou as ações e por fim os resultados e impactos obtidos para a melhoria da qualidade da educação básica nas regiões sul e sudeste do Pará.

Ao se perceber, a partir dos resultados dessa pesquisa que os poucos projetos registrados nos institutos, em especial nos Institutos de Ciências Humanas e de Ciências Exatas, os quais abrigavam a maior parte dos cursos de licenciatura da Universidade, pouco abrangiam as temáticas referentes à diversidade cultural, realidade que é peculiar à região, uma vez que esta possui em torno de 12 aldeias indígenas, comunidades quilombolas, população do campo, entre outras peculiaridades. Assim, ao finalizar a pesquisa, o projeto deu origem a um grupo de estudos com o mesmo nome, agregando docentes pesquisadores dos cursos de Pedagogia e Geografia, estudantes desses dois cursos e docentes da educação básica.

O então EBPEx foi responsável pela realização de três projetos de extensão por meio do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM), com foco na diversidade cultural na educação básica e três projetos de pesquisa por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC). A partir da realização desses projetos, o campo da diversidade cultural/interculturalidade começou a se consolidar. Assim, o grupo de estudos EBPEx, que contava com uma média de 11 pesquisadores, em 2019 sai do status de grupo de estudos e passa a ser considerado um grupo de pesquisa em sua nomenclatura, uma vez que vinha realizando ações nesse âmbito, passando a se chamar Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Interculturalidade e Currículo.

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