Membros
DOUTORADO
Harryson Júnio Lessa Gonçalves
E-mail não informado
Livre-docente em Didática e Currículo (2019) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP; doutor em Educação Matemática (2012) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; pedagogo (2002) e mestre em Educação (2005) pela Universidade de Brasília - UnB. Cursou especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e em Antropologia e História dos Povos Indígenas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (bolsista: CNPq). É Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira -, sendo credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (FEIS/UNESP). Seus estudos e investigações permeiam as seguintes campos: Educação Matemática; Currículo; Didática e Antropologia Social.
Heraldo Márcio Galvão Júnior
E-mail não informado
Graduado (bolsa FAPESP) e mestre (bolsa CAPES) em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2009; 2013) e doutor em História (bolsa CAPES), com estágio (bolsa PDSE) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (UFPA; EHESS, 2020).É professor adjunto do curso de História da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Sua área de interesse procura conexões entre a história cultural, história social, literatura e o ensaio crítico. Dedica-se ao estudo das artes literárias em São Paulo e na Amazônia nos séculos XIX e XX, patrimônio histórico e história social da intelectualidade paulista e amazônica (séculos XIX-XX).
Lucivaldo Silva da Costa
Não informado
ORCID não informado
Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciado Pleno em Letras (UFPA), com habilitação em língua Portuguesa e Língua inglesa. Atua como docente no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras (POSLET). Atua na área de descrição, documentação e análise de línguas indígenas brasileiras, especialmente as línguas da Família Jê e na área de políticas linguísticas com vistas à (re)vitalização e manutenção linguística.
Marcelo Gaudêncio Brito Pureza
E-mail não informado
ORCID não informado
Doutor em Geografia Humana pelo PPGH/USP, Linha de Geografia, Educação e Ensino. Mestre em Educação pelo ICED/UFPA, linha de Currículo e Formação de Professores. Graduado em Geografia Lic/Bac pela Universidade Federal do Pará. É professor efetivo na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Desenvolve pesquisa nos temas: Formação de Professores de Geografia, Ensino de Geografia, Educação Inclusiva, Educação Escolar Indígena e Território Indígena.
Narciso das Neves Soares
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1992-Atual Universidade do Estado do Pará - UEPA), Especialização em Matemática pela UFPA (2001), Mestrado em Ciências e Matemáticas pelo NPADC/UFPA (2006), Doutorado em Educação pela FACED/UFBA (2013) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru-SP. Prof. Adjunto IV da UNIFESSPA, lotado no curso de Matemática do Campus de Marabá da UNIFESSPA(antes Campus da UFPA), desde 1993. Professor Permanente do Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF e Prof. Permanente do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM, ambos na Unifesspa. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEM UNIFESSPA, certificado pelo CNPQ desde 2014. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, Tecnologias de Informática no Ensino e aprendizagem e, na área de Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Formação de Professores que ensinam matemática. Atuou ainda como Coordenador de curso de Graduação em diversos períodos e como Vice-coordenador do Campus de Marabá.
DOUTORANDO
Evandro Costa de Medeiros
E-mail não informado
ORCID não informado
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1998). Professor adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, lotado na Faculdade de Educação do Campo, no Campus de Marabá. Ocupa a função de Diretor de Ação Intercultural, na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis - PROEX/UNIFESSPA. Atua também como diretor e produtor de filmes documentários, focando questões sociais, manifestações culturais e educação, em destaque o filme "Araguaia Campo Sagrado" que tematiza a Guerrilha do Araguaia. Organizador do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteiras - CINEFRONT. Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase em Educação do Campo, trabalhando com os seguintes temas: movimentos sociais e educação; sociedade, Estado e educação; educação do campo e currículo. Desenvolve pesquisas sobre Redes Político-Pedagógicas e Epistêmicas em Educação do Campo.
MESTRADO
Aliane Correa de Alencar
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ORCID não informado
Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2012). Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Federal Do Sul e Sudeste do Pará (2018). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria do Estado de Educação do Mato Grosso (SEDUC-MT) no município de Várzea Grande. Realiza pesquisas na área da Educação atuando principalmente, nas seguintes temáticas:Decolonialidade, Curriculo, Educação Étnico-Racial, Formação de Professores, Interculturalidade e Feminismo Negro.
Iran Medrada da Silva
E-mail não informado
ORCID não informado
Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Com especialização em Metodologia do Ensino da Matemática para o nível Fundamental e Médio, é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atualmente, desenvolve docência com o ensino médio no Sistema Modular de ensino Indígena (SOMEI) pela Secretaria de Educação do Estado do Pará ( SEDUC) , também atua ministrando aulas no Curso Superior Intercultural Indígena na Universidade do Estado do Pará e no PARFOR - Turma Intercultural/UEPA e coordena atividades para o desenvolvimento de livros de Matemática para escolas indígenas nas aldeias Parkatêjê e Sororó no Projeto Saberes Indígenas na Escola.
Leiva Rodrigues de Sousa
E-mail não informado
ORCID não informado
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará. Graduação Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999). Curso de Especialização em Tecnologia, Linguagem e Educação Inclusiva e no Ensino de Ciências e Matemáticas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, ambos pela Universidade Federal do Pará. É servidora da EMATER-Pará e professora colaboradora do PARFOR no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.
Maria Aparecida da Silva Alves
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui graduação Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia, pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2011), Pós graduação em Analises Clínica Fauc - Faculdade de Cuiabá (2011), Pós Graduação em MBA em Gestão e Pericia Ambiental, Universidade de Cuiabá - Unic (2014), Mestre em Recursos Hídricos na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
MESTRANDO(A)
Alan Bizerra Martins
E-mail não informado
Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Mestrando em História pelo PPGHIST/UNIFESSPA.
Calvino Pereira da Silveira Júnior
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática - PPGECM, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA e especialização em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Exerce a função de Professor efetivo Nível I de Matemática na Rede Municipal de Ensino de Paragominas - Pará. Atualmente, tem interesse em estudos nas áreas de Educação Matemática com ênfase na Etnomatemática, epistemologias de comunidades locais, interculturalidade, decolonialidade, currículo e formação de professores.
Clarissa de Oliveira Pinheiro
E-mail não informado
Mestranda pelo PPGECM da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA/2018). Especialista em Matemática e Física pela Faculdade Futura (SP/2019). Tutora Externa pela Uniasselvi Polo CEAU/Mãe do Rio-PA. Especialista em Psicopedagogia e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Faveni (SP/2020). Atua principalmente nos seguintes temas: professor de matemática., ambiente escolar, tecnologia e ensino/aprendizagem, Etnomatemática.
Demetrius Gonçalves de Araújo
E-mail não informado
Mestrando em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, bacharel em Ciência da Computação pela Faculdade Pan Amazônica - FAPAN, graduado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA e Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade do estado do Pará - UEPA. Tem se dedicado a pesquisa e desenvolvimento de softwares para o ensino de matemática e Robótica Educacional. Tem experiência de docência no Ensino fundamental, Médio e Robótica educacional. Atualmente é Professor da rede pública de ensino SEMEC - Paragominas, Colégio Sophos e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Sessão Pará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com linhas de pesquisa de software, robótica educacional e didática.
Elen Joanne da Silva Curvina
E-mail não informado
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PROFEI, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA. Graduanda em Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Internacional-Uninter. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI e especialização em Educação Infantil pela Universidade Aberta do Brasil / UAB - Campus Corrente-PI, em Libras pela Faculdade do Cerrado Piauiense - FCP e em Gestão e Supervisão com Docência do Ensino Superior pela Faculdade evangélica do Meio Norte- FAEME. Exerce a função de Professor efetivo Nível IV de Ensino Fundamental / Séries Iniciais na Rede Municipal de Ensino de Corrente - Piauí e Técnica no Núcleo de Gestão e Inspeção Escolar na 15ª Gerência Regional de Educação / SEDUC - Corrente -PI. Atualmente, tem interesse em estudos nas áreas de Educação com ênfase na Educação Básica, Educação Especial, Educação Superior, Políticas Públicas em Educação, Teorias Críticas de Currículo, Políticas Curriculares, Práticas Curriculares, Interculturalidade e Formação de Professores.
Erick Jhonys Paes Sarraf
E-mail não informado
Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2019), na linha de Formação de Professores em Ciências e Matemática. Especialização em andamento em Transtorno do Espectro Autista: Intervenções Multidisciplinares em Contextos Intersetoriais pela Universidade do Estado do Pará (2020). Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2015). Especialização em Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela Universidade do Estado do Pará (2018).
Jhemerson da Silva e Neto
E-mail não informado
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) (2019) e atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGCEM), da Unifesspa. Tem interesse nas áreas: interculturalidade, currículo e formação de professores.
Laila Suellen Santana Chaves
E-mail não informado
Atualmente é professora transcritora de braille efetiva da SEDUC-MA. Trabalhou como Técnica de Apoio Pedagógico- Leitora e Transcritora Braille na Universidade do Estado do Amapá- UEAP. Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA; Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Pan Americana, em Capanema, Pará; Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Maranhão, em Carolina, Maranhão; Especialista em Educação Especial/ Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão, em Balsas, Maranhão e formada em Letras-Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança.
Marla Cristina de Lima Costa
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA ; Pós graduação em Educação Especial Inclusiva; Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA. Atualmente, é professora do Atendimento Educacional Especializado no Município de Porto de Moz/PA. Possui experiencia profissional na área de Gestão escolar, Professora de educação especial inclusiva e docência no ensino superior . Tem experiência na área de Educação Incluisva, com ênfase em Educação
Soraya Gonçalves Santos
E-mail não informado
Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá. Especializou-se em Educação, Diversidade e Direitos Humanos, curso ofertado por meio de parceria entre UFPA e UNIFESSPA. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - (PPGECM). É professora na Educação de Jovens e Adultos no município de Marabá-Pa.
Tania Luzia Figueiredo de Freitas
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Cursando Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória UFMT. Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso.
Ujeffesson Marques Silva
E-mail não informado
Possui graduação em Educação do Campo Habilitação matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2019). Cursa Especialização em Educação do Campo Agricultura Familiar e Currículo, pelo Instituto Federal do Pará (Campus Rural Marabá), é mestrando pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará no programa de pós graduação em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomatemática. horta mandala. interdisciplinaridade cultura. horta mandala. conhecimento.
Valdineia Rodrigues Lima
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática-PPGECM (UNIFESSPA). Graduada em Matemática (UNIFESSPA) e em Pedagogia (FECR). Exerce o cargo de Assistente em Administração no Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA/UNIFESSPA. Desenvolve pesquisas nas áreas de Políticas Curriculares voltadas para o Ensino Médio, Ensino de Matemática, Formação de Professores e Currículo e Interculturalidade.
Vilma de Oliveira Brito
E-mail não informado
Mestranda em Educação na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Educação em Matemática (PPGE/UFMT). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá (2007). Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, em exercício na Escola Estadual Arlete Maria da Silva.
ESPECIALIZAÇÃO
Anderson Nobre de Amorim
E-mail não informado
ORCID não informado
Especialização em Educação Física Escolar. Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2012). Atualmente é professor da Escola Estadual Profª. Arlete Maria da Silva.
Beatriz Cavalcante Chaves Alves
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG. Especialização em Psicopedagogia e Docência no Ensino Superior.
Edson Rodrigues dos Anjos
E-mail não informado
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2007), pós graduação em educação especial e Curso de Interprete em Língua Brasileira de Sinais/ Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília, formação em cursos livre em educação ambiental pela secretaria de estado de meio ambiente do estado do Pará, e atuando principalmente nos seguintes temas: língua brasileira de sinais, educação inclusiva, educação de surdos, Educação ambiental e Educação de Jovens e Adultos.
Elizete de Lima Queiroz
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará (2008). Especialização em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2020). Atualmente é professora - química, física e matemática da Escola Estadual Indígena Peptykre Parkatêjê e professor - Secretaria Estadual de Educação do Pará.
Kely Cristina da Silva
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Segunda graduação em Pedagogia.Especialização em Educação Infantil e Letramento. Atualmente é professor - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso.
Vanda Melo dos Santos
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui licenciatura plena em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Pará (2007). Cursou licenciatura em Dança PARFOR pela Universidade Federal do Pará . Finalizou a ESPECIALIZAÇÃO em políticas de igualdade racial na escola. Atualmente é coordenadora pedagógica da Escola Estadual Walquise Viana da Silveira.
GRADUAÇÃO
Adenilza Ferreira
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso(2001). Atualmente é PROFESSOR da E E PROF ARLETE MARIA DA SILVA.
Claudiane Dos Santos da Silva
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2017).
Ivoneide Medina Vani Costa
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande(2004). Atualmente é PROFESSOR da E E PROF ARLETE MARIA DA SILVA.
Janalice Alves de Souza
E-mail não informado
ORCID não informado
Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa, 2013 - 2018).
Larissa Nogueira Lobo
E-mail não informado
ORCID não informado
Graduada em Pedagogia na modalidade Licenciatura da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.
Ocilene Célia da Silva Oliveira
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário de Várzea Grande(2005).
Rosilene Guia de Almeida Pereira Leite
E-mail não informado
ORCID não informado
Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2011). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Várzea Grande.
GRADUANDA
Milena Marinho de Souza
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ORCID não informado
Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Redes Sociais