Projetos (2020)
CURSO DE EXTENSÃO
PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadora: Ana Clédina Rodrigues Gomes
Coordenadora Adjunta: Aliane Correa de Alencar
Integrantes: Josiel de Oliveira Batista (ministrante), Valdineia Rodrigues Lima (monitora)
Período: 14/09/2020 a 09/11/2020
Descrição: Os processos de formação continuada são uma importante ferramenta para o aperfeiçoamento de profissionais em serviço, sobretudo em se tratando de professores que atuam na educação básica, os quais necessitam retroalimentar conhecimentos adquiridos durante a formação inicial e ampliá-los à medida que vão se deparando com novos desafios da sala de aula e dos processos formativos dos sujeitos sociais.
Ao pensar na importância da formação continuada para professores que atuam na educação básica e na dificuldade que muitos enfrentam para dedicarem-se de forma isolada para sua preparação para o ingresso em Programas de Pós-Graduação, o que nem sempre é incentivado pelos sistemas educacionais aos quais estão vinculados, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Interculturalidade (GEPECI) apresenta a proposta de um curso de extensão com o objetivo de preparar professores(as) da Educação Básica para ingresso em Programas de Pós-Graduação stricto senso. Seu intuito é oferecer formação em temas relacionados à formação docente e ao currículo que possam, além de preparar os(as) professores para os exames realizados durantes os processos seletivos para ingresso em Programas de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado) nas áreas de Educação e Ensino, também fornecer-lhes formação nos campos da sua atuação e da produção textual.
PROJETO
QUALIFICAÇÃO DO GEPECI E O FORTALECIMENTO DE MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA
EDITAL PROPIT_Nº 05/2020 APOIO TECNICO A GRUPO DE PESQUISA
Fonte de financiamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT)
Coordenadora: Ana Clédina Rodrigues Gomes
Período: setembro a dezembro de 2020
Bolsista de Nível Superior: Valdineia Rodrigues Lima
Ações desenvolvidas:
- Participar de um curso de formação sobre funcionamento e produção de grupos de pesquisas;
- Desenvolver um Estado da Arte no âmbito das temáticas tratadas pelo grupo, para elaboração de agendas de estudos;
- Analisar textos produzidos pelo grupo, com a utilização de programas que detectem semelhanças entre as produções e adequação de textos para publicação e divulgação da produção técnico-científica;
- Criação e/ou manutenção de ambientes virtuais utilizados pelo GEPECI;
- Levantamento dos periódicos que abordam as temáticas tratadas no Grupo para futuro envio de artigos;
- Levantamento sobre grupos de pesquisas que realizam estudos semelhantes aos investigados pelo GEPECI, buscando articular uma rede de pesquisadores com outras instituições;
- Suporte técnico no curso de extensão “Professores (as) da Educação Básica na Pós-Graduação”.
Bolsista de Nível Médio: Milena Marinho de Souza
Ações desenvolvidas:
- Participar de um curso de formação sobre funcionamento e produção de grupos de pesquisas;
- Auxiliar na criação e/ou manutenção de ambientes virtuais utilizados pelo GEPECI;
- Suporte técnico no curso de extensão “Professores (as) da Educação Básica na Pós-Graduação”.
Objetivo Geral:
Fortalecer as ações e resultados do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Interculturalidade – GEPECI por meio do auxílio de uma bolsista de apoio técnico NS que seja mulher e negra.
Objetivos Específicos:
a) Obter a contratação de uma bolsista de apoio técnico de nível superior, por meio do Edital N 05/2020 – Propit, para auxiliar o GEPECI nas atividades relativas à produção científica realizada pelo Grupo;
b) Promover a formação da bolsista, vinculada a curso de pós-graduação, no âmbito da produção científica e desenvolvimento de grupos de pesquisa;
c) Integrar o trabalho da bolsista de apoio técnico à produção de artigos sobre temáticas investigadas pelo GEPECI;
d) Melhorar a qualificação do GEPECI perante o CNPq a partir da contratação de uma bolsista de apoio técnico por meio do Edital N 05/2020 – Propit;
e) Incentivar o ingresso de mulheres negras na produção científica brasileira.
PRODUÇÕES PUBLICADAS
Título: Material de Apoio para Pesquisa, Projeto de Pesquisa e Citação
Autores: Valdineia Rodrigues Lima e Ana Clédina Rodrigues Gomes
Ano: 2021
Local: EduCapes
RESULTADOS
Relação dos periódicos selecionados no portal Qualis Periódicos da Capes que abordam as temáticas tratadas no Grupo GEPECI:
Qls |
ISSN |
Nome do Periódico |
Endereço Eletrônico |
A1 |
1980-5314 |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas online) |
|
1740-2743 |
Journal for critical education policy studies |
||
A2 |
1369-1058 |
Culture, Health & Sexuality (print) |
|
2238-1279 |
Educação e Cultura Contemporânea |
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/about/editorialPolicies#focusAndScope |
|
1982-9949 |
Reflexão e Ação (online) |
https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/about/editorialPolicies#focusAndScope |
|
1981-9269 |
Revista Cocar (UEPA) – obs: arquivos recentes constam com ISSN 2237-0315 que não abrange Ensino |
https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/about/submissions |
|
1806-9584 |
Revista Estudos Feministas |
||
B1 |
0104-8333 |
Cadernos Pagu (Unicamp) |
|
2178-437X |
Identidade! |
http://www.periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/about/editorialPolicies#focusAndScope |
|
2525-4863 |
Revista Brasileira de Educação do Campo |
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/about |
|
2176-171X |
Revista EDAPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais |
||
B2 |
1982-3231 |
Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades (online) |
|
2316-1108 |
Gênero (Niterói) |
||
1980-3141 |
REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN) |
||
2238-9024 |
Revista Diálogo |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/about/editorialPolicies#focusAndScope |
|
1519-6186 |
Revista Espaço Acadêmico (UEM) |
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/about |
|
B3 |
1981-9250 |
Revista de Ciências Humanas |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/about/editorialPolicies#focusAndScope |
1982-3916 |
Revista Fórum Identidades |
||
B4 |
2177-2770 |
ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) |
|
1558-5336 |
Journal of Mathematics and Culture |
||
2237-9681 |
Pontos de interrogação: Revista de Crítica Cultural |
||
B5 |
1981-3082 |
Caderno Espaço Feminino (online) |
https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/periodicos/caderno-espaco-feminino/ |
0103-6122 |
Revista Brasileira de Sexualidade Humana |
Relação dos Grupos de Pesquisa com estudos semelhantes do GEPECI:
Nome do grupo |
Instituição |
Área |
Endereço eletrônico |
África em Pauta |
UFRB |
História |
|
ARGILEA - Antropologia, Religiosidade, Gênero, Interculturalidade, Linguagens e Educação Indígena |
UPE |
Educação |
|
As tecnologias de informação e comunicação, práticas pedagógicas e a docência |
UNESP |
Educação |
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/26045#instituicoesParceiras |
CARDILA - Cartografias dos processos decoloniais literários e linguísticos latino-americanos |
UFRRJ |
Letras |
|
CELSA |
UFAC |
Letras |
|
Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero Dandara |
UNILAB |
Educação |
|
Comunicação, mudanças sociais e direitos - COMUDI |
UFRPE |
Sociologia |
|
Culturas, parcerias e educação do campo |
UFES |
Educação |
|
Currículo, Interculturalidade e Formação Docente |
UFMG |
Educação |
|
DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos |
UFS |
Letras |
|
Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais |
UNIFAP |
Educação |
|
Educação, saberes e decolonialidades |
UnB |
Educação |
|
Fronteiras, Culturas, Identidades: espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu. |
UFMT |
Educação |
|
GEIFA - Grupo de estudos interdisciplinares das fronteiras amazônicas |
UNIR |
Educação |
|
Gênero, Decolonialidade, Culturas Indígenas e Afro-Brasileira |
UFAC |
História |
|
GPECE - Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares e Ensino |
IFSP |
Educação |
|
Grupo de Educação e Língua Indígena da Universidade Federal de Goiás |
UFG |
Lingüística |
|
Grupo de Estudo com Povos Indígenas |
UNILAB |
Antropologia |
|
Grupo de Estudo em Temática Indígena e Interculturalidade - GETII |
IFBA |
Educação |
|
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Indígena no Paraná |
UEM |
Educação |
|
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Intercultural Indígena |
UFMG |
Educação |
|
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Interculturalidade - GEPECI |
UNIFESSPA |
Educação |
|
Grupo de estudos e pesquisas em políticas públicas educacionais-GEPPPE |
UNIFESSPA |
Educação |
|
Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais - GFPPD. |
UNIRIO |
Educação |
|
Grupo de estudos e pesquisas sobre camponeses e indígenas na educação do campo - GEPCIEC |
UFGD |
História |
|
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Decolonialidade |
IFRJ |
Educação |
|
Grupo de Estudos em Feminismo na Literatura |
UFAM |
Letras |
|
Grupo de Estudos sobre Interculturalidade, Educação e Linguagens |
UERJ |
Educação |
|
Grupo de Pesquisa Corpografias - Dança, Memória e Contemporaneidade na América Latina |
IFB |
Artes |
|
Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada- GRUPEAFRO |
UNILAB |
Educação |
|
Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia |
UNIR |
Educação |
|
Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação |
UESB |
Educação |
|
Grupo de Pesquisa em Interculturalidades e Educação: experiências entre os Povos indígenas da Bahia |
UESB |
Educação |
|
Grupo de pesquisa interdisciplinar em internacionalização, interculturalidade e difusão do conhecimento - GEPIDIC |
UNEB |
Educação |
|
Grupo de Pesquisa Língua, Educação e População Negra |
UFCG |
Letras |
|
Grupo de pesquisa SULEAR |
UNOCHAPECO |
Educação |
|
Iraci Gama: Letramento, identidades e formação de professor/as |
UNEB |
Letras |
|
ISSEAM - Indigenismo, Sociedades e Educação na Amazônia |
UFOPA |
Educação |
|
LABHEI: Laboratório de História da Educação Indígena e Interculturalidade |
UFGD |
História |
|
Língua e literatura na fronteira |
UFMS |
Letras |
|
Literatura e cultura afro-brasileira, africana e da diáspora |
UEPB |
Letras |
|
NEAI - Núcleo de Estudos das Produções Autorais Indígenas |
UFBA |
Letras |
|
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas |
UFMG |
Educação |
|
Núcleo de Pesquisa em História Indígena (NUPEHI-UEMG) |
UEMG |
História |
|
NUPHEB (núcleo de pesquisa em história cultural, sociedade e história da educação brasileira) |
UESPI |
Educação |
|
Povos, línguas e educação indígena - PLEI |
UFRR |
Lingüística |
|
Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades |
UFPE |
Educação |
|
Rede de Estudos Decoloniais na Educação em Ciências |
UFRJ |
Educação |
|
SANKOFA: Grupo de pesquisa e estudos interculturais aplicados |
FAAG |
Educação |
|
Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais |
UFSC |
Educação |
Redes Sociais